A2IP Association Internationale Interactions de la Psychanalyse
A2IPAssociation Internationale Interactions de la Psychanalyse 

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL INTERAÇÕES DA

PSICANÁLISE

(A2IP)

 

 

Presidente : Profª.Sophie de Mijolla-Mellor

Vice-presidente: Jacques Sédat                                

 

A Associação Internacional Interações da Psicanálise(A2IP) é uma Associação cientifica sem fins lucrativos, regida pela lei de 1901, criada em 12 de Junho de 2011 em Paris, França.

 

N° Siret : 34906112700024

Sede social : 8, rue du Commandant René Mouchotte, 75014 Paris, França.

E-mail : interactions.psychanalyse@gmail.com

Telefone : 00 33 (0)143432773

 

Sítio eletrônico: www.a2ip-psychanalyse.org

 

 

Objetivos da associação :

 

A A2IP em colaboração com a revista Topique (La psychanalyse aujourd’hui, www.revuetopique.org) organiza encontros científicos e debates sobre temas contemporâneos, promovendo o diálogo entre a perspectiva psicanalítica e as outras áreas do conhecimento, garantindo assim o lugar da psicanálise no presente e no futuro das civilizações.

Tal orientação, que era a que adotava Freud já em 1913 (Das Interesse an der Psychoanalyse), apoia-se sobre o trabalho de uma equipe universitária de pesquisa, ela mesma criada em 1990 na Universidade de Paris 7 - Paris Diderot por Sophie de Mijolla-Mellor sob o título “Interações da Psicanálise (Interactions de la psychanalyse)”.

Nosso projeto baseia-se na noção de interdisciplinaridade, que aparece hoje mais do que nunca como indispensável ao progresso da pesquisa. Assim, não se trata de “aplicar” a psicanálise, mas de considerar o impacto e as repercussões da descoberta freudiana do inconsciente sobre as problemáticas abordadas pelas Ciências Humanas. Engajada de tal forma nesse diálogo, a psicanálise ela mesma não se constituindo num corpus de conhecimento fixo e imutável, pode continuar a desenvolver-se.

Fenômeno próprio à modernidade, a psicanálise faz parte de nossa historia recente e as noções que se originam nesse contexto constituem atualmente, para além da pratica clinica, uma abordagem original em Ciências Humanas, paralela e em diálogo constante com a Filosofia, a Historia, as ciências da Linguagem e os estudos sociais.

Há quase 25 anos a equipe de pesquisas “Interações da Psicanálise” permite a concretização de uma grande quantidade de trabalhos (teses de doutorado) e publicações (livros e números da revista Topique), ela organizou colóquios nacionais e internacionais e estabeleceu laços internacionais com diversas universidades estrangeiras com as quais ela colabora regularmente desde então.

Os eixos de estudo (detalhados mais adiante) da A2IP são o prolongamento dessas pesquisas e dão origem a:

 

  • Jornadas científicas : “ Os sábados da A2IP ”
  • Colóquios internacionais
  • Seminários de frequência mensal ou bimestral.

 

As pesquisas realizadas no contexto da A2IP são regularmente publicadas na revista Topique (periódico qualificado segundo as normas científicas), que conta quatro números anuais.

 

Adesões à A2IP :

 

  • Todo aderente é membro ativo.
  • A categoria de membro ativo inclui toda pessoa (psicanalista ou não) que realize o pedido de adesão e quite a anuidade do período em curso, sem exceção.
  • Os grupos (associações, bibliotecas, etc.) podem igualmente aderir à associação.

 

  • Há uma única categoria de membros ativos.

 

  • Aqueles que o desejarem podem solicitar a participação no Comitê cientifico à titulo nacional ou internacional.
  • Esses últimos podem : participar das reuniões cientificas, integrar-se num dos grupos de trabalho existentes dentro dos diversos eixos de pesquisa, ou propor um novo tema relacionado aos objetivos da A2IP. As pesquisas, em função de seu progresso, poderão tornar-se, em seguida, tema de um encontro científico mais amplo bem como de uma publicação.
  • Cada eixo é animado por um membro, denominado “correspondente”, que realiza a interface ente o grupo em questão e a direção.
  • Os correspondentes científicos são consultados pela direção a fim de participar, caso assim desejem, da preparação do programa e das intervenções próprias às jornadas científicas e aos colóquios internacionais.
  • O montante da anuidade referente a 2015 é de 60 € e 30€ para os estudantes (mediante comprovação). Todos os membros devem quitar a anuidade.
  • Para se inscrever: enviar uma solicitação ao endereço eletrônico da A2IP, interactions.psychanalyse@gmail.com, e uma carta contendo um cheque nominal, no valor da anuidade, em nome da “ Association Internationale Interactions de la Psychanalyse ”. Este deve ser feito em nome do secretário geral, Guy Mérigot, 32 bis, boulevard de Picpus, 75012, Paris, França.

 

 

 

Direção da A2IP na França :

 

 

Presidência : Sophie de Mijolla-Mellor

 

Vice-presidência: Jacques Sédat

 

Secretariado geral: Guy Mérigot

 

Tesoureira: Dominique Fessaguet

Responsável do site : Pablo Bergami 

Encarregada de comunicações: Simruy Ikiz

Responsáveis da organização dos colóquios: Saïd Bellakhdar e Caroline Saupique

 

Responsável de relações internacionais : Sophie de Mijolla-Mellor com a colaboração da equipe de tradutores

                                                   

Comitê cientifico na França :

 

Frédéric Advenier, Branko Aleksić,  Nader Barzin, Roseline Bonnellier, Joëlle Bordet, Anne Brun,

Robert Colin, Xanthoula Dakovanou, Olivier Douville, Francis Drossart, Nicolas Gougoulis,

Florian Houssier, Vassilis Kapsambélis, Alain de Mijolla, Sydney Lévy, Ségolène Payan, Jacques Perget, Anne Perret, Jean Peuch-Lestrade, Gérard Reynier Alain Vanier, Loïc Villerbu, , JeanMichel Vives, Daniel Zagury.

 

Colaborações internacionais :

 

 Marilia Arreguy (Brésil),  Maurizio Balsamo (Italie), Jallil Bennani

(Maroc), Harold Blum (USA), Jerry Blackman (USA), Jean Clam (Allemagne), Xanthoula dakovanou (Grécia), Alf Gerlach (Allemagne), Tevfika Ikiz (Turquie), Daniel Kuperman (Brésil), Renato Mezan (Brésil), André Michels (Luxembourg), Mouzayan Osseiran Houballah (Liban), Riad Ben Rejeb (Tunisie), Lorena Preta (Italie),  Nelson da Silva Junior (Brésil), Esmat Torghashghaei (Iran), Myriam Vaucher Winterhalter (Suisse).

 

 

Grupos A2IP no exterior : 

 

Na Turquia, em Istambul, dirigido pela Profª Tevfika Ikiz

 

No Brasil, no Rio de Janeiro,  dirigido pela Profª Marilia Arreguy

A2IP - Association Internationale Interactions de la Psychanalyse
32 bis boulevard de Picpus

75012 PARIS

Téléphone  :

00 33 (0)1 43 43 27 73

Version imprimable Version imprimable | Plan du site
© A2IP - Association Internationale Interactions de la Psychanalyse